IDH da Natura mostra melhoria na qualidade de vida das consultoras

 


Empresa mapeia a cada dois anos uma rede de 1,2 milhão de consultoras em três pilares: cidadania, educação e saúde

  • SABRINA BEZERRA

Em homenagem ao Dia da Consultora de Beleza, comemorado nesta terça-feira (22/09), a Natura revela os resultados mais recentes do Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras da Natura (IDH-CN), com exclusividade para Época NEGÓCIOS. O estudo faz o mapeamento a cada dois anos da rede de 1,2 milhão de consultoras Natura pelo Brasil em três pilares: cidadania, educação e saúde. Nesta edição, que avaliou o ano de 2019, o indicador subiu 3,1% em comparação com 2017. 



A categoria educação foi a que mais melhorou, com uma alta de 26,1%. O pilar de saúde subiu 11,5%. Já a dimensão cidadania registrou um retrocesso, com queda de 15,5%.

O IDH-CN foi desenvolvido por Flávio Comim, economista e ex-consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para a aplicação do IDH no Brasil. 

O objetivo do estudo, segundo Penelope Uiehara, diretora de marketing de relacionamento na Natura, é mapear a qualidade de vida das consultoras "e entender o quanto a Natura poderia promover uma melhoria nesse índice". 

A partir dos resultados, a empresa cria ações visando saúde e bem-estar (auxílio remédio, atendimento psicológico, seguro internação), cuidado e proteção (informações sobre violência contra mulher, canal 0800 para atender colaboradoras vítimas de violência no Brasil) e educação (curso de economia por WhatsApp, orientação contra fake news e parcerias com escolas e universidades).

No último levantamento, por exemplo, foi identificada uma lacuna em educação financeira. "Identificamos um grande gap das nossas consultoras: o nível de digitalização e o nível de letramento financeiro. Descobrimos que, se a gente fizesse com que a consultora soubesse noções básicas de finanças, ela teria mais chances de ganhar mais dinheiro", diz Penelope. 

​A ação teria sido responsável por impulsionar o crescimento do IDH-CN deste ano. Segundo Penelope, "o aumento no índice geral se deve à capacitação que as consultoras receberam", após o último levantamento. Para a executiva, a queda no pilar cidadania foi impulsionada "em razão da piora na percepção sobre política e vida pública", afirma.





Nenhum comentário:

Postar um comentário