Oficina de disseminação em metodologia em fundos solidários


No Distrito de Icoaraci, no bairro Parque Guajará, mulheres se reúnem no centro social da congregação Filhas do Amor Divino, da entidade jurídica da Sociedade Assistencial e Educativa Mãe Admirada (SAEMA) para desenvolverem práticas em inclusão social, geração de renda e cidadania.


O grupo denominado Mãos Solidárias foi fundado pela congregação em 2005 e há sete anos desenvolvem atividades em oficinas em panificação, biju joias, artesanato, o que possibilita geração de renda para muitas famílias. Mas para que essas atividades possam ser realizadas, é necessário um capital inicial, assim elas fundaram um fundo solidário, uma poupança coletiva e que garante a viabilização das atividades do grupo.

Para agregar ainda mais conhecimento sobre como realizar a gestão do fundo entre o grupo, o projeto Fundos Solidário da Região Norte do Brasil, realizado pela Cáritas Norte 2, promove nesta quarta-feira, dia 15, um oficina em disseminação em Fundos Solidários.
Em muitos empreendimentos de economia solidária os empreendedores desenvolvem a prática de fundos solidários, mas não o identificam como tal, desta forma o objetivo da formação é explicar a metodologia do fundo e agregar a eles um maior conhecimento sobre gestão.

A proposta é realizar uma formação em gestão e finanças solidárias, reeducação política e o processo de solidariedade.

E por que Fundo Rotativo Solidário?

Fundos são recursos, e podem ser entendidos como sendo recursos financeiros, mão de obra que podem ser disponibilizadas, sementes etc. Como o fundo é destinado para a comunidade local, os recursos circulam dentro da comunidade, logo são Rotativos. E Solidário porque visa partilhar os benefícios com todos da comunidade.

Data: 14/08/2012
Fonte: Cáritas Norte 2

Serviço:
Data: 15/08/2012
Horário: 14hs às 17hs
Local: Rua Mário Andreazza, Nº 75, Parque Guajará, Resid. Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário