Ajude na expansão do Banco Comunitário Tupinambá em Mosqueiro


O Banco Tupinambá, deseja ampliar seus benefícios sociais pela Ilha de Mosqueiro!


O Banco Comunitário Tupinambá oferece microcrédito produtivo orientado, crédito para consumo na comunidade através de uma moeda social própria e correspondente bancário.

Em 2013, o banco alcançou resultados incríveis, como a participação de mais de 7 mil pessoas nos 14 eventos locais, como o Verão Tupi (que promoveu oficinas de moeda social e empreendedorismo, shows de artistas locais, concursos culturais e uma feira de gastronomia local), diversas oficinas, feiras com produtores locais, o aniversário do banco, e o já tradicional Reveillon Tupi, realizado quase todos os anos na principal praça da comunidade.
                           

Estes eventos fortalecem a conexão, confiança e esperança das vidas dos moradores da Baía do Sol, incentivando e apoiando empreendedores locais, e gerando mais oportunidades, empregos e riqueza através do incentivo ao consumo consciente e local.
Só os empréstimos em moeda social já fizeram aproximadamente 200 mil reais circularem dentro da comunidade, ao contrário de serem gastos em outros lugares. Essa atitude ajuda no apoio a empreendedores locais e cria mais oportunidades de emprego para os moradores da Baía do Sol.
Os recursos arrecadados através desta campanha, serão investidos na compra de equipamentos necessários para a implementação de 3 novos pontos de atendimento, localizados em outros locais da ilha de Mosqueiro. Com isso, os moradores locais poderão pagar e receber contas, fazer empréstimos e receber benefícios como o Bolsa Família.
O próprio banco irá investir no pessoal e espaço físico necessários para esses três novos pontos. Dois espaços já estão garantidos através de parcerias com empreendimentos locais e um terceiro será selecionado para ficar em um ponto estratégico na comunidade, onde possa atender as pessoas que teriam menos condições de se deslocar.
Além do impacto na comunidade, os empreendedores do Banco Comunitário Tupinambá vêm acumulando grandes transformações e grandes reconhecimentos, como a premiação de Ivoneide pelo Programa Acolher da Natura, Prêmio Claudia e Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário. Também foi conquistado o terceiro lugar do Prêmio Reconhecer da Vale, além do prazer em receber o convite e trabalhar para a expansão da rede de bancos comunitários, apoiando diretamente a criação de quinze novos bancos.
Este reconhecimento não vem à toa. Dentro da comunidade Baía do Sol, na Ilha de Mosqueiro no Pará, Ivoneide e Marivaldo Vale fundaram em 2009 o primeiro banco comunitário da Região Norte. Inspirados pelo Banco Palmas, o primeiro do gênero que fica localizado em Fortaleza – CE. Os mais de 100 bancos comunitários existentes ao redor do país, criam fortes incentivos para o consumo e produção local, aumentando a riqueza de comunidades empobrecidas pela falta de orientação ao consumo consciente e local.

Acesse o link e DOE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário