III ANIVERSARIO DO BANCO COMUNITÁRIO TUPINAMBÁ



No último dia 16, a comunidade de Baia do Sol, em Mosqueiro, Belém do PA comemorou o terceiro aniversário do Banco Comunitário Tupinambá com a participação de representantes municipais e estaduais de outros estados para prestigiar o sucesso da cidade após o funcionamento do Banco Tupinambá, o qual tem por objetivo gerar renda e desenvolvimento econômico a partir da circulação da moeda social “Moqueio”. 


O evento ocorrido na Escola Lauro Chaves foi prestigiado pela Prefeitura de Manaus, representada pelo Secretário Municipal do Trabalho, Vital Melo, na companhia da Diretora de Administração e Finanças, Francinete Lima, e da Assessora de Comunicação, Suzy Figueiredo. Também participaram da cerimônia o Coordenador de Projetos de Bancos Comunitários na Região Norte, Gilvan Nascimento; o técnico do Instituto Capital Social da Amazônia e coordenador geral do Banco Tupinambá, Marivaldo Silva; o coordenador do Banco Palmas, Luciano Cidrack; representante do Governo do Estado do Pará, Airton Fernandes; representantes da Caixa Econômica Federal, comunitários e líderes comunitários, empreendedores, e outros. 

Na ocasião, os representantes e empreendedores comunitários tiveram a oportunidade de prestar depoimento sobre a representatividade do Banco na comunidade e o que mudou com o uso da moeda social. Em discurso, Vital Melo, representando a Semtrad destacou o apoio do Instituto Capital Social na implementação de Bancos Comunitários na cidade de Manaus e parabenizou o Banco Tupinambá por ser exemplo para os demais Bancos Comunitários. “Somos o espelho, o reflexo do Banco Comunitário Tupinambá. Em Manaus inauguramos dois Bancos Comunitários com o apoio do Instituto Capital Social. A cidade de Manaus está “engatinhando… Nossa meta é implementar mais Bancos Comunitários neste ano”, disse Melo. 

O Banco Tupinambá foi o primeiro Banco Comunitário inaugurado na região Norte e durante os três anos de existência vêm beneficiando os comunitários da Baia do Sol como é o caso da aposentada, Paulina Correa, que construiu sua casa comprando os materiais com a moeda social Moqueio, além de quitar todas suas dívidas sem abrir mão dos descontos. “Moqueio me tirou das dívidas. Comprava nos supermercados e os juros eram grandes. Já não estou mais com dívidas. Estou muito feliz. Deixo aqui um recado para os aposentados e pensionistas que estiverem com dívidas: – É só procurar o Mosqueio!”, disse sorrindo a aposentada.

2 comentários:

  1. Muita boa essa publicação do Banco Tupinambá, realmente os bancos comunitários é uma ferramenta importante da comunidade para desenvolver e fortalecer os empreendimentos daquela comunidade. Parabéns aos companheiros do Tupinambá.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado ..companheiro..os bancos comunitários estão de forma efetiva transformando a realidade de muitas comunidades e aqui na Baía do Sol isso já é realidade!!!

    ResponderExcluir