Microcrédito: Caixa Econômica firma convênio com o Banco Tupinambá



Assinatura do convênio da Caixa Econômica com o Banco Tupinambá No dia 16 de janeiro de 2009 foi criado o Banco Tupinambá. Nesta segunda-feira, como presente de aniversário o banco firmou convênio com a Caixa Economia Federal para abertura de Microcrédito Produtivo à comunidade da Baia do Sol. 
Márcia Duarte, supervisora de Canais da Caixa Econômica, informou que a população local poderá realizar todos os serviços disponíveis pela Caixa Econômica através do Banco Tupinambá e completa, “todos os serviços e produtos que irão servir de fomento, de crescimento para a economia local a Caixa vai disponibilizar”. 


De acordo com a supervisora de canais da Caixa Econômica, pelo Banco Tupinambá será realizando também a prestação de serviços sociais do Governo Federal como o pagamento do Bolsa Família, aposentadorias, PIS, por meio do Cartão Cidadão, além de pagamentos de contas, serviço este já realizado pelo Banco Tupinambá. Além desses serviços, Marcia enfatiza que o que irá beneficiar a população local é sem dúvida o serviço de Microcrédito Produtivo. Ivoneide do Vale, Analista de Crédito do Banco Tupinambá, diz que com o Microcrédito haverá a inclusão da comunidade no sistema financeiro “para que uma pessoa possa ter crédito num banco ela precisa apresentar documentos que muitas vezes não dispõem,” explica Ivoneide. 
Com este serviço a comunidade tem a oportunidade de ter acesso ao crédito sem burocracia, pois como o Banco Comunitário conhece a realidade local sabe que pode investir na comunidade. Ivoneide Vale Estavam presentes no terceiro ano de aniversário do Banco Tupinambá: Airton Lisboa Fernades, diretor da Secretaria Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção do Estado do Pará, Lindomar Silva, Secretário Executivo da Cáritas Brasileira Regional Norte 2; Luiz Dantas, Coordenador do Fórum Paraense de Economia Solidária; Luciano Cidrak, representante do Instituto do Banco Palmas e Dona Paulinha Priscila Souza Côrrea, representante da Comunidade da Baia do Sol em Mosqueiro. Saiba Mais Existem no Brasil 67 Bancos Comunitários, dentre eles 4 estão no Estado do Pará: Banco Comunitário Paraíso localizado no munícipio de Jacundá; Banco Comunitário Aldeinha, em Gurupá; Banco Tupinambá, em Mosqueiro e Banco Comunitário Miri, inaugurado no dia 17 de janeiro de 2012 em Igarapé Miri. 

Publicado por Caritas Norte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário