WILLIAMS SILVA (aswilliams@ig.com.br)
Funcionando desde dezembro de 2008, mas formalmente inaugurado no dia 16 de janeiro de 2009, às vésperas do Fórum Social Mundial, o Banco Comunitário Tupinambá, o primeiro banco comunitário da região Amazônica, está localizado na comunidade da Baía do Sol, ilha de Mosqueiro, distrito de Belém do Pará, é uma parceria da Associação Cultural e Comunitária Tupinambá, Instituto Banco Palmas, Fundação Banco do Brasil, Banco Popular do Brasil e Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES.
Em seus seis primeiros meses de funcionamento (dez/2008 a maio/2009) o Banco Tupinambá operou uma verdadeira transformação na economia local, influenciando, de forma significativa, a vida dos moradores da comunidade. Neste período, foram realizadas 2.140 movimentações bancárias, totalizando R$ 143.034,09 (cento e quarenta e três mil, trinta e quatro reais e nove centavos), além de R$ 32.086,00 (trinta e dois mil e oitenta e seis reais) liberados na forma de créditos para os empreendedores locais em três lotes no período de maio a junho.
Pontos comerciais antes fechados, hoje estão abertos e garantem a geração de emprego e renda para famílias que têm a oportunidade de concorrer à créditos para investimentos, à uma taxa de juros baixíssima.
A Moeda Social Circulante Local, Moqueio, é aceita em aproximadamente cem estabelecimentos comerciais da comunidade, o objetivo do banco é até dezembro estender a circulação por toda a ilha.
Para garantir uma maior participação da comunidade e para que a mesma possa exercer um maior controle social sobre as ações do banco, foi instituído o Fórum de Empreendedores Locais, que se reúne toda primeira terça-feira de cada mês para avaliar o funcionamento da instituição, deliberar sobre questões importantes e, principalmente, propor medidas para o seu fortalecimento e consolidação.
Neste sentido, a Associação Cultural e Comunitária Tupinambá, entidade gestora do banco, o Banco Comunitário Tupinambá e o Fórum de Empreendedores Locais, realizará em dois períodos 17 a 19 e 24 a 26 de julho a I Feira de Empreendedores Locais do Banco Comunitário Tupinambá, com o objetivo de incrementar a economia local e estimular a produção comunitária, divulgar e comercializar os produtos concebidos na ótica da economia solidária, fomentando a cultura de um mercado justo e participativo.
A feira constitui concretamente um espaço de comercialização, mas também de divulgação da cultura local bem como de prática esportiva e de lazer, preenchendo o espaço vago deixado pelo poder público municipal que não garantiu nenhum evento para a comunidade durante o mês de julho.
A I Feira de Empreendedores Locais do Banco Comunitário Tupinambá tem apoio da Associação dos Empregados do Banco da Amazônia – AEBA, que tem se mostrado um parceiro de primeira hora, o que possibilita a construção de futuras parcerias.
Segundo, Marivaldo do Vale, gerente do Banco Tupinambá, “A feira têm a perspectiva de criar uma nova mentalidade de consumo na comunidade, assentada no desenvolvimento sustentável com base na economia solidária”.
I Torneio de Laço de Pipa do Banco Tupinambá
WILLIAMS SILVA (aswilliams@ig.com.br)
Na tarde do último domingo (12/07), foi realizado com grande sucesso o I Torneio de Laço de Pipa do Banco Tupinambá.
O evento aconteceu na praia da Croa e contou com a participação de 18 concorrentes, entre crianças e adolescentes, sendo que destes 02 eram meninas. O evento fez parte da Programação de Verão promovida, em conjunto, pelo Banco Comunitário Tupinambá e pela Associação Cultural e Comunitária Tupinambá.
A competição teve o apoio financeiro/cultural de empreendedores locais que acreditaram no projeto e ajudaram a proporcionar um evento de lazer pra gurizada. As entidades organizadoras do evento agradecem o empenho dos seguintes estabelecimentos comerciais que contribuíram para o sucesso do mesmo: Abaeté Material de Construção, Chateau Du Valois, Bar Raio de Sol, Comercial Jucilene, Comercial Lopes, Padaria Serve Bem, Papelaria Girassol e Sorveteria Fé em Deus.
Segundo o gerente do Banco Comunitário, Marivaldo Vale: “o torneio foi um grande sucesso, felizmente, e repercutiu muito bem na comunidade, a resposta dos empreendedores foi muito boa e isto nos permite pensar a realização de outro torneio, com outra formatação, ainda este mês”.
Os vencedores do evento foram os jovens Daniel e Morgana, respectivamente, 1º e 2º colocados. Devido ao grande sucesso do evento os organizadores planejam uma nova versão da competição para a última semana de julho, paralela à programação da I Feira de Empreendedores Locais.
Assinar:
Postagens (Atom)