Moqueio: Moeda Social movimenta economia em Mosqueiro
A inclusão financeira e bancária da população de baixa renda aos serviços tradicionais da economia pode ser um desafio. Em muitos lugares, como o acesso a tecnologias é precário, as comunidades não conseguem ingressar nesses sistemas de pagamentos e transações financeiras. Para abarcar estes nichos foram criados os bancos comunitários, iniciativa legalizada pelo Banco Central e que torna o sistema econômico mais democrático em regiões com alta vulnerabilidade ou desigualdade social.
Um diferencial dos bancos comunitários é a criação de uma moeda própria, ou moeda social. E há uma iniciativa de sucesso na capital paraense, na área rural da Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, mais precisamente na comunidade da Baía do Sol. O moqueio, como é chamada a moeda do banco, tem o mesmo valor do real. Apesar de causar estranheza por ser diferente do real na aparência, a cédula já é utilizada de forma paralela por boa parte da população, que não abandonou o papel-moeda tradicional da economia brasileira e utiliza os dois tipos.
WEBNÁRIO SOBRE MOEDA SOCIAL E GESTÃO PÚBLICA
Convidados:
Joaquim Melo - Presidente da Rede Brasileira de Bancos Comunitários
Marivaldo Vale - Coordenador da Rede Brasileira de Bancos Comunitários
Comentarista: Alberto Perdigão
Assista em:
https://youtu.be/hlKIHu7BZMQ
Campanha Pão Nosso de Cada Dia
Aos nossos queridos amigos e parceiros,
No mês passado iniciamos uma campanha ambiciosa para arrecadar recursos para a compra de pães para famílias da comunidade da Baia do Sol/Mosqueiro, que estão em dificuldades financeiras nessa Pandemia.
Nossa meta e financiar 30 famílias com um pão bengala + itens do café da manhã por 3 meses. Nosso primeiro mês foi um sucesso de doações onde atingimos os seguintes resultados:
Valor arrecadado: 3.429,60 (Sendo via PIX: 2.272,00 e presencialmente no Banco Tupinambá: 687,60)
Com isso adquirimos:
*994 pães bengala;
*166 Kilos de Açucar;
*166 Pac. de Leite;
*166 Pac. de Café;
*166 Und. de Margarina.
Obrigados a todos pelo apoio!
IDH da Natura mostra melhoria na qualidade de vida das consultoras
Empresa mapeia a cada dois anos uma rede de 1,2 milhão de consultoras em três pilares: cidadania, educação e saúde
- SABRINA BEZERRA
Em homenagem ao Dia da Consultora de Beleza, comemorado nesta terça-feira (22/09), a Natura revela os resultados mais recentes do Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras da Natura (IDH-CN), com exclusividade para Época NEGÓCIOS. O estudo faz o mapeamento a cada dois anos da rede de 1,2 milhão de consultoras Natura pelo Brasil em três pilares: cidadania, educação e saúde. Nesta edição, que avaliou o ano de 2019, o indicador subiu 3,1% em comparação com 2017.
Prêmio Empreendedor Social do Ano 2020: em resposta a Covid-19
A Rede Brasileira de Bancos Comunitários Digitais venceu o “Prêmio Empreendedor Social do Ano 2020: em resposta a Covid-19”. Agradecemos a Folha de São Paulo e a Fundação Schwab. Parabenizamos os outros ganhadores, todos igualmente fantásticos. Direcionamos todas as luzes para os BANCOS COMUNITARIOS DIGITAIS, por mais essa conquista!
Assinar:
Postagens (Atom)