Fortaleza se prepara para receber em 2018 o 1º Encontro Global de Bancos Solidários


O relatório anual do banco Credit Suisse (Global Wealth Report 2017) revelou que no Brasil 1% dos brasileiros acumula riqueza equivalente ao patrimônio de 44% da parcela mais pobre, o que desvenda a alta desigualdade socioeconômica no país. Para tentar combater esse desequilíbrio, iniciativas como a dos Bancos Comunitários – também chamados de Bancos Solidários - estão crescendo, ganhando força e permitindo a inclusão econômica e social de milhões de pessoas não só no Brasil, mas no mundo.

Para debater essa ferramenta de inclusão e desenvolvimento e forçar os governos a adotar políticas públicas de investimento para essa atividade, acontecerá no Brasil, de 04 a 06/09 de 2018, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, o I Encontro Global de Bancos Solidários de Desenvolvimento (BSD) - Solidários.

O evento, promovido pelo Banco Palmas e pela Rede Brasileira de Bancos Comunitários, com apoio institucional da Ashoka, CEPAL, Fundação Demócrito Rocha (Grupo O Povo de Comunicação), MIT-Colab e Promujer, é um chamamento ao debate e à busca por novos caminhos para as populações mais esquecidas, compreendendo a importância do papel dos bancos solidários como protagonistas das políticas de redução dos desequilíbrios econômicos e sociais. Veja mais sobre o evento em: http://bancossolidarios.global/

Projeto Mulheres em Ação - CECI Mulheres 2018

CECI - Mulheres (que em Tupi-Guarani significa "Mãe") nasceu da necessidade de se trabalhar junto as mães do bolsa família, que recebiam no Banco Comunitário Tupinambá seus benefícios e que tinham relações familiares conflituosas e necessidade de empoderamento financeiro, o aumento da renda e da autoestima, através de capacitações e treinamentos na área da alimentação e da comercialização sustentável e solidária, com educação financeira e inclusão produtiva.

O projeto será realizado em parceria do Instituto Vitória Regia.

Projeto Mel Social - 2018


O projeto busca promover a geração de trabalho e renda de forma sustentável através da criação de um fundo social que possibilitará a capacitação e financiamento de mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica para produzir e comercializar itens das cadeia produtiva da apicultura.

O projeto pode ser desenvolvido em área urbana, sem risco para a população, pois utiliza abelhas nativas sem ferrão, além de poder ser desenvolvido em pequenos espaços, até mesmo nos quintais das casas, e não requer um manejo complicado.


“Programa CASA Cidades – Fortalecendo Comunidades para a Construção de Cidades Inclusivas, Resilientes e Sustentáveis”



O Instituto Tupinambá no edital 003/2018 do Fundo Socioambiental CASA, teve a honra de ser contemplado com 1 projetos de gestão direta e 2 como parceira.

Foram os projetos contemplados:

Realizados pelo Instituto Tupinambá:
Projeto Mel Social

Parceria:
Verde Cidadão (Projeto Horta)
Instituto Vitoria Regia (Projeto CECI - Mulheres em Ação)

Trata-se do “Programa CASA Cidades – Fortalecendo Comunidades para a Construção de Cidades Inclusivas, Resilientes e Sustentáveis” criado pelo Fundo Socioambiental CASA. Serão debatidas iniciativas a respeito de temas fundamentais, como mobilidade urbana, fontes alternativas de energia, reciclagem, saneamento básico, economia sustentável, inclusão social e agricultura urbana.


VI Arraiá Tupi - Resultados 2018


O VI Arraía Tupi é um evento comunitário, família onde através da alegria e solidariedade, promovemos a boa vivencia e empreendedorismo na comunidade. Essa festa só é possível pela união dos moradores e nossos comerciantes locais que sempre ajudam e promovem nosso evento.

Gostaríamos de agradecer a todos e contar os dias para o próximo!