Mulheres em ação: Organização produtiva, trabalho e renda para as mulheres amazônicas



Nos dias 10 e 13 de Fevereiro de 2018 começaram as ações com a reinauguração da “Feira Moquear” do projeto CECI Mulheres coordenado pelo Instituto Tupinambá, as quais as participantes são beneficiárias do projeto “Mulheres em ação: Organização produtiva, trabalho e renda para as mulheres amazônicas”, executado pelo Instituto Vitória Régia, através do Acordo de Cooperação Financeira assinado em Dezembro/2017 com o Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal.






A revitalização da Feira Moquear, que já era uma prática do projeto CECI Mulheres e estava paralisada, compõe uma das metas do projeto “Mulheres em ação” como um dos objetivos para o grupo da Baia do Sol. No processo de reestruturação e reinauguração da Feira Moquear, as mulheres se organizaram em 05 trios para a produção dos alimentos que seriam vendidos na feira, e receberam apoio financeiro através da moeda social MOQUEIO como forma de capital de giro para a compra dos insumos para a produção dos alimentos sendo financiado para cada trio de mulheres cerca de 150 a 200 moqueios.



A Feira Moquear foi reinaugurada com uma nova estrutura física e organizativa no período das festas do carnaval, iniciando no dia 10/02 às 18hs e finalizando no dia 13/03. Houve uma grande participação dos comunitários em geral e visitantes, além da ajuda dos familiares (companheiros e filhos). Na semana seguinte todas as participantes fizeram a prestação de contas com o Banco Tupinambá, e a avaliação foi muito positiva, pois todas conseguiram obter renda com a organização de feira. A nova data para a próxima exposição/comercialização será no período do feriado da semana santa no final de março/2018.

As próximas ações do projeto na comunidade será o Curso de Gestão do Negócio, sendo realizado no período de 26/02 a 02/03 na sede do Instituto Tupinambá.






FONTE: Instituto Vitória Regia

Nenhum comentário:

Postar um comentário