Comunidade da Baia do Sol faz Caminhada pela Paz no Bairro


A população do bairro da Baia do Sol, alarmada diante do aumento na criminalidade, alavancada principalmente por casos de violência ocorridos na localidade como: furtos a residências, assaltos à mão armada a transeuntes e assaltos em estabelecimentos comerciais, vem através dos movimentos sociais organizados, como Centro Comunitário da Baia do Sol, Instituto Banco Tupinambá, Associação de Pescadores, Escola Lauro Chaves, Igreja Católicas e Evangélicas e Comerciantes locais, tiveram a iniciativa de promover uma coleta de assinaturas que consta nessa petição pública que será encaminhada ao Ministério Publico do Estado do Pará.





A comunidade da Baia do Sol, que segundo dados do programa família saudável do posto medico municipal, possui uma população de 8.000 habitantes, e possui apenas uma viatura com dois policiais de forma itinerante no bairro, e totalmente ineficaz na prevenção da criminalidade. O numero de policiais considerado ideal pela Organização das Nações Unidas (ONU) é de 1 policial para cada 250 pessoas, número que está longe da realidade brasileira e principalmente pra ilha de mosqueiro.
O objetivo central desta manifestação é de unir o Distrito às autoridades políticas e policiais, para que, juntas, possam acabar com a onda de violência e criminalidade de forma efetiva, e ter condições de aplicar o Programa Tolerância Zero às infrações de nossas leis. Cumprindo o papel de vigia da sociedade, as principais reivindicações são:

• Atenção das autoridades e políticos com relação à segurança proporcionada pelas leis vigentes;
• Aproximar o policiamento do cidadão;
• Aumentar efetivamente seus recursos materiais e humanos de maneira condizente com a demanda existente;
• Ter um policiamento preventivo integrado, constante e ininterrupto em todas as localidades do Distrito da Polícia Militar e da Guarda Municipal;
• Melhorar as condições físicas, psicológicas e materiais dos policiais;
• Ter um serviço de investigação mais eficaz;
• Criar pontos comunitários de segurança;

No dia 14 de outubro de 2016, a comunidade se uniu e mostrou sua força, caminhamos pelo bairro e expressamos todos nossos anseios. A caminhada acabou com um simbólico abraço a praça principal da comunidade, simbolizando um abraço a um mundo de paz!


Vamos juntos em busca de uma comunidade da paz e com grande índice de felicidade, como sempre foi uma das características do nosso bairro!

Confira as fotos em:

Um comentário:

  1. Boa tarde, estou a procura do meu tio, Sr. Joaquim Paixão, sabemos que ele reside no estado do Pará, na Comunidade Baia do Sol. Gostaríamos muito de ter noticias desse Senhor que a família, não tem notícia há muitos anos. Informo que alguns dos seus familiares residem na cidade de Queimados/RJ e Volta Redonda/RJ, sabemos também, que ele trabalha como pescador nesse local.
    Por favor, se alguém o conhece, peço a gentileza de passar o e-mail abaixo:
    gomes4679@gmail.com.com ou getulionunes57@gmai.com
    Desde já, agradecemos pela atenção!
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir