Bancos Comunitários e moedas sociais geram trabalho e renda para comunidades carentes



Euro, Real, Libra Dólar, Moqueio… Isso mesmo, há várias outras moedas não oficias que circulam pelo Brasil. O Moqueio é uma moeda social resultado do projeto desenvolvido pelo Banco Comunitário Tupinambá, localizado na comunidade da Baia do Sol na ilha de Mosqueiro, a 70 km de Belém (PA). No dia 16, foi comemorado o terceiro ano do Banco Comunitário Tupinambá, o primeiro banco comunitário da região Norte.

Microcrédito: Caixa Econômica firma convênio com o Banco Tupinambá



Assinatura do convênio da Caixa Econômica com o Banco Tupinambá No dia 16 de janeiro de 2009 foi criado o Banco Tupinambá. Nesta segunda-feira, como presente de aniversário o banco firmou convênio com a Caixa Economia Federal para abertura de Microcrédito Produtivo à comunidade da Baia do Sol. 
Márcia Duarte, supervisora de Canais da Caixa Econômica, informou que a população local poderá realizar todos os serviços disponíveis pela Caixa Econômica através do Banco Tupinambá e completa, “todos os serviços e produtos que irão servir de fomento, de crescimento para a economia local a Caixa vai disponibilizar”. 

III ANIVERSARIO DO BANCO COMUNITÁRIO TUPINAMBÁ



No último dia 16, a comunidade de Baia do Sol, em Mosqueiro, Belém do PA comemorou o terceiro aniversário do Banco Comunitário Tupinambá com a participação de representantes municipais e estaduais de outros estados para prestigiar o sucesso da cidade após o funcionamento do Banco Tupinambá, o qual tem por objetivo gerar renda e desenvolvimento econômico a partir da circulação da moeda social “Moqueio”.