Convite - 8º Niver Tupi


Convidamos todos os amigos, moradores da comunidade e parceiros do Banco Comunitário Tupinambá para participar de nossa comemoração de 08 anos de luta em prol da comunidade da Baia do Sol, venha comemorar com a gente!


04 de Maio de 2017
A partir das 09:00 Hs
Baia do Sol - Mosqueiro

Confirme presença no nosso evento:


Tupinambá Bank: Serving small entrepreneurs at the heart of the Amazon


The community leaders at Baía do Sol in the Mosqueiro Island in Pará (north of Brazil) accomplished quite an extraordinary task: they established the first community-based bank in the Amazon region and have their own local currency. The initiative emerged from the goal of getting the economy going inside the community, encouraging people to spend their resources in local products and services. Maria Ivoneide do Vale, one of the bank founders, tells us more in the video.

PIPE - Negócios Sociais


A Pipe é uma vitrine de negócios sociais que surgiu com o desejo de provocar conexões de impacto no Brasil. Uma plataforma para que startups sejam vistas e também se reconheçam dentro do universo de possibilidades que o ecossistema hoje oferece.


Veja nosso perfil:


The Bemfia of Pará


Temos muito orgulho de fazer parte dessa rede de empreendedores sociais do estado do Pará. Humanitas360 está ligada a uma extraordinária rede de empreendedores sociais cívicos no Pará que está gerando impacto positivo em diversas áreas, incluindo a segurança pública, a educação ea gestão pública municipal. Ivan Costa, presidente do Observatório Social de Belém, nos conta mais no vídeo.

#TEDxCESUPA#Coexistir!


Veja a terceira palestrante do #TEDxCESUPA#Coexistir! Compre seu ingresso emhttp://tedxcesupa.com.br/!

Maria Ivoneide é Cearense, filha de agricultores. Em 2009, ela foi uma das responsáveis pela fundação do primeiro banco comunitário da Amazônia - O Banco Comunitário Tupinambá. A iniciativa mudou a vida dos 8 mil moradores do Bairro de Baía do Sol, em Mosqueiro/PA. Em quase oito anos de trabalho a frente da iniciativa, o Banco Comunitário lhe trouxe reconhecimento a nível nacional com vários prêmios. Através de seu trabalho elevou o consumo interno de 2% (2009) para 93% (2016). O que possibilitou a criação de novos empreendimentos e elevação autoestima de toda uma comunidade. #TEDx 



Balanço Banco Tupinambá 2016


Apesar das dificuldades no ano de 2016, o Banco Tupinambá continuou numa crescente em relação aos resultados econômicos na Baia do Sol. Realizamos 37.532 transações no correspondente caixa aqui, movimentando na comunidade mais de 4 milhões de reais. Realizamos 85 empréstimos produtivos que injetaram mais de 100 mil reais nos empreendimentos da comunidade. Já os empréstimos de consumo que são realizados em moeda social (moqueio) foram feitos 240 que injetaram mais de 28 mil no bairro da Baia do Sol. Ainda realizamos 9 feiras solidárias, 10 encontros de economia solidária e fomentamos mais de 100 empregos diretos e indiretos.

(Fonte: Instituto Tupinambá)

VI Réveillon Comunitário Tupi


O Réveillon Comunitário Tupi é um evento que celebra as conquistas e realizações da comunidade da Baia do Sol, comemorado pelas famílias na pracinha da comunidade. Com sua tradicional queima de fogos o evento chega a seu 6º ano, tudo é financiado pela comunidade. É lindo ver no decorrer da noite as famílias indo até a praça com suas cadeiras e ficando naquele papo descontraído com amigos e parentes esperando a virada e os fogos.

Obrigado a todos que ajudaram a construir esse grande evento!

Seminário: Novas Perspectivas para os Bancos Comunitários - Vila Velha - ES


Participamos em Vila Velha-ES do Seminário: Novas Perspectivas para os Bancos Comunitários, refletindo sobre o futuro dos Bancos Comunitários e a consolidação do e-dinheiro como nosso sistema bancário nacional.

Visita Instituto PDR e Humanitas360 no Instituto Tupinambá


Recebemos na nossa comunidade a visita dos representantes do InstitutoPDR e Humanitas360. O primeiro tem como missão identificar, selecionar, incubar, catalisar e fortalecer iniciativas de inovação social cívica para que sejam soluções aos desafios mais urgentes para o desenvolvimento do Brasil. O Humanitas 360 tem como missão avançar pesquisa, promover o conhecimento e engajar cidadãos para alcançar melhorias sustentáveis nos padrões de vida na América Latina.