4º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Bancos Comunitários



Realizou-se no último  25 a 26 de novembro/2015, em Fortaleza-CE, o 4º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Bancos Comunitários.


Estiveram presentes Universidades, Institutos, Ongs, Movimentos Sociais, Cooperativas, Fundos Solidários e 91 (noventa e um) Bancos Comunitários de Desenvolvimento.


O NENO - Encontro Norte e Nordeste de Bancos Comunitários, discutiu politicas publicas, desigualdades e potencialidades dos Bancos Comunitários do Norte e Nordeste.


O 4º Encontro Nacional, materializou uma decisão tomada no 3º Encontro e amadurecida nos últimos anos: criou A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE BANCOS COMUNITÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO, cujo nome  fantasia é Banco Nacional das Comunidades. Trata-se de uma organização da Sociedade Civil, constituída em forma de OSCIP, representativa do conjunto dos Bancos Comunitários de Desenvolvimento.


Ao final do 4º Encontro foi eleita a primeira diretoria da nova instituição, composta por um colegiado de 11 pessoas, a saber: 

Joaquim Melo (Banco Palmas/Fortaleza-CE), Leonora MOL (Banco Bem/Vitoria-ES); Marivaldo Vale (Banco Tupinambá/Mosqueiro-Belém-PA); Cleberson da Silva (Banco União Sampaio/São Paulo-SP), Jaqueline Dutra (Banco da Periferia/Fortaleza-CE); Rosymeire Gobira (Banco Chapadense/Chapada Gaúcha-MG); Valdelina Assunção (Banco Conquista/Manaus-AM) Ailton Velez (Banco Ceilândia/Brasilia-DF); Abadia Teixeira (Banco Estrutural/Brasília-DF); Mauro Rodrigues(Banco dos Cocais-São João do Arraial-PI); Zaqueu Cantarino (Banco Paraíso/Jacundá-PA)

O Banco Nacional das Comunidades iniciará, a partir de hoje, um amplo processo de esclarecimento e diálogo com os diversos territórios de atuação dos Bancos Comunitários, instituições públicas e privadas, objetivando uma formatação final de suas finalidades e modo de funcionamento.


Como parte da Programação do 4º Encontro Nacional tivemos a EXPO SOLIDÁRIA. Um feira com produtores de todas as regiões do Brasil. Tivemos tacacá, açaí, maniçoba, pão de queijo, chimarrão, dobradinha, acarajé, artesanatos e vestuários diversos.


As meninas do CECI representaram o Norte durante a feira solidária.


Emancipadas discutindo sobre empoderamento feminino durante o NENO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário